O termo Transformação Digital passou a figurar em diversas empresas nos últimos tempos, impulsionado pelas mudanças aceleradas pelo que o mundo vem passando.

Mesmo pequenos comércios locais, que nunca tinham pensado em vender seus produtos de maneira on-line, viram-se obrigados a se reinventar para não cair na obsolescência e ver seu fim decretado.

Essa mudança de prioridades abriu espaço para que diversas tecnologias surgissem ou ganhassem visibilidade, oferecendo soluções para que os consumidores pudessem continuar usufruindo dos produtos e serviços de uma empresa, e muitas vezes até mesmo permitindo que esses negócios crescessem muito além do esperado em um momento de crise.

Todavia, passada a corrida inicial para suprir a necessidade de manter a atividade econômica funcionando, é preciso analisar a fundo o que de fato é a Transformação Digital e entender as reais oportunidades que ela traz para as empresas, negócios e sociedade.

Muitos confundem o simples fato de passar a vender um produto pela internet como sendo Transformação Digital. Colocar no ar um e-commerce talvez seja um dos passos para essa mudança, dependendo do tipo de negócio, mas ela é muito mais ampla e deve ser encarada como uma nova mentalidade a ser adotada.

O primeiro ponto que sempre levantamos quando falamos em Transformação Digital é sobre o papel da TI dentro das empresas. Até então a TI sempre foi considerada como uma área de apoio aos negócios, dando suporte aos usuários na utilização de sistemas, softwares, hardware e segurança, porém pouco era envolvida no alinhamento estratégico da empresa.

Mesmo quando se falava em sistemas, as áreas de negócio decidiam o que necessitavam e passavam uma especificação para a equipe de sistemas, fosse ela interna ou externa, tornando o departamento extremamente reativo.

As empresas que pretendem se inserir em um modelo de Transformação Digital, tem como primeiro passo trazer a TI para perto do negócio, trabalhando pró-ativamente com as demais áreas, instigando e buscando entender como ela pode contribuir com a empresa em um processo de melhoria contínua. Conhecer o negócio é tão importante quanto conhecer as tecnologias. Soft skills são mais importantes que os conhecimentos técnicos.

A verdadeira Transformação Digital tem o papel de rever processos e quebrar paradigmas entendendo como a tecnologia pode melhorar o resultado da empresa e o dia a dia das pessoas.

Por conta disso, fica claro que a Transformação Digital em uma empresa não é um projeto, mas sim uma mudança de mentalidade que irá envolver pessoas, cultura e tecnologia. Essa transformação gera uma mudança de mindset em toda empresa, tanto internamente quanto externamente, para os clientes.

Os departamentos de Marketing, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação são áreas que devem trabalhar em sinergia para se ter sucesso na Transformação Digital, para que todas as pessoas se envolvam no processo e embarque nesse desafio. Se uma empresa está buscando implementar a Transformação Digital, é altamente recomendado que trate isso como uma jornada que irá requerer dedicação, foco e conhecimento para ser implementada com sucesso e agregando valor real à empresa.


Caio Almeida

Diretor Executivo da Cibernet Solutions, engenheiro eletrônico, gerente de projetos, DBA, corintiano e aficionado por cultura pop.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.