Em nosso artigo anterior, Entendendo a Jornada da Transformação Digital, exploramos um pouco sobre o conceito de Transformação Digital. Hoje vamos entender como ela pode ser implementada nas empresas e ajudar a traçar uma trilha de sucesso para a inovação e transformação digital de uma forma organizada e assertiva.

Objetivos

O primeiro passo dessa trilha é definir quais são os objetivos que a organização quer atingir com a Transformação Digital. Esses objetivos devem estar alinhados com o planejamento estratégico da empresa e ser de conhecimento de todas as áreas. Os objetivos da transformação digital devem preparar a empresa para competir na economia digital, trazer para os gestores uma nova forma de enxergar o negócio, promover melhorias nos processos operacionais da empresa, otimizar investimentos fomentando melhor a escolha da tecnologia para cada necessidade, implementar a cultura de tomadas de decisões a partir da análise de dados, incentivar a inovação com sustentabilidade e ter o foco da organização no cliente.

Como podemos observar, os objetivos da transformação digital estão alicerçados na inovação, criatividade, cultura organizacional e um novo mindset, se utilizando dos recursos que a tecnologia disponibiliza.

Maturidade

Algo muito importante nessa Trilha de Sucesso para Inovação e Transformação Digital é entender o grau de maturidade da organização para essa jornada. De acordo com essa maturidade os objetivos e os caminhos a serem trilhados serão melhor dimensionados e tornará a jornada mais assertiva.

A maturidade deve ser medida sob diversas óticas e nem sempre reconhecer o nível dela é uma tarefa simples. Reconhecer deficiências pode ser um processo doloroso para algumas empresas ou áreas.

A primeira dimensão a ser avaliada na maturidade digital da organização é a estratégia. Uma empresa com alto alinhamento com o mundo digital tem sua estratégia embasada nos seguintes pilares: consciência da mudança, aspirações ambiciosas e de longo prazo, mundo digital alinhado ao negócio e cliente no centro dos negócios. Essa organização normalmente é focada nas oportunidades de crescimento e tem os seus roadmaps bem definidos.

A segunda visão que nos ajuda a medir a maturidade digital trata das capacidades da empresa. Essa maturidade é mensurada de acordo com a adoção do marketing e vendas digitais, enfoque na jornada dos clientes, capacidade de gerar, processar dados e prover análises sobre eles, com modelos e plataformas tecnológicas definidas e foco na geração de valor.

O terceiro ponto de atenção da maturidade digital empresarial passa por aspectos da organização. Uma empresa que tenha bem definida sua estrutura organizacional, uma sinergia e colaboração entre as áreas de negócio e a tecnologia, programas de atração e retenção de talentos, proficiência em analytics e digital e um processo de governança e métricas definidas está mais próxima de uma maior maturidade digital.

Por fim, nossa quarta dimensão da maturidade avalia a cultura da empresa para o mundo digital. A organização com uma mentalidade ágil, disposta a testes e aprendizado, sem medo de errar, com perfil de experimentação, com forte colaboração interna e orientação externa e, principalmente, com a mentalidade baseada em dados, está mais preparada para a inovação e a transformação digital.

Desafios

Uma vez que a empresa tenha sua maturidade e seus objetivos conhecidos é possível entender os principais desafios que essa trilha de sucesso trará. Esses desafios irão variar conforme os objetivos e o grau de maturidade da cada organização, mas é fato que existem alguns pontos desafiadores que estarão presentes em maior ou menor grau durante toda a jornada. São elas:

Mudança de cultura da empresa;

Mudança do mindset da organização, principalmente no que diz respeito a aceitar a experimentação;

Manter o foco na jornada do cliente em todas as áreas;

Conscientizar toda a empresa sobre a mudança;

Tipos de Inovação

Para concluir nossa análise sobre a Trilha de Sucesso para a Inovação e Transformação Digital é importante que se tenha consciência do tipo de inovação que se quer atingir com esse processo (Ou os tipos, que podem ser diferentes para cada frente de projeto aberta no processo, ou conforme o momento da jornada em que a empresa se encontre).

A inovação pode ser do tipo incremental, que é aquela que causa, de maneira gradual e periódica, modificações em situações já consolidadas na empresa. Ela pode ser considerada como parte de um processo de melhoria contínua. Esse modelo de inovação é interessante para se iniciar a jornada e ganhar a confiança das áreas e ir estabelecendo a cultura digital na organização.

Outro tipo que pode ser adotado é a inovação disruptiva, que atinge e altera a base dos processos em que está sendo aplicada. Ela rompe com os princípios chave do modelo anterior e dá início a um novo ciclo.

Como exemplo de inovação disruptiva temos o Spotify, Uber, Airbnb e Netflix, que são plataformas que vivem de música, transporte, hospedagem e cinema sem, necessariamente, serem detentoras do produto final entregue, mudando completamente a experiência do consumidor e o mercado como um todo.

Enfim, como sugestão às empresas que buscam implantar a inovação e a transformação digital, eu sugiro que façam primeiramente o desenho dessa jornada. Conheça o grau de sua maturidade e suas dores, para aí então alinhar seus objetivos e traçar metas. Na dúvida, busque auxílio externo para acompanhar parte ou todo o processo. Isso poderá encurtar caminhos e tornar essa trilha de sucesso mais tranquila.


Caio Almeida

Diretor Executivo da Cibernet Solutions, engenheiro eletrônico, gerente de projetos, DBA, corintiano e aficionado por cultura pop.

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