Atualmente o volume de informações a que as organizações têm acesso é cada vez maior. Apesar da imensa quantidade de dados, muitas empresas não conseguem definir critérios claros a serem medidos e acompanhados e ficam paralisadas enquanto seus resultados são desconhecidos e podem até ser negativos.

O processo de definir os indicadores a serem acompanhados passa por uma etapa anterior, que é conhecer os objetivos reais da empresa. Um erro muito comum ao definir esses objetivos é traçar metas distantes, não mensuráveis e que se assemelham mais a uma missão do que a um objetivo propriamente dito. Por exemplo, “ser a maior e melhor empresa do segmento” não é um objetivo prático, capaz de ser mensurado e definido um prazo para ser alcançado. Muitas perguntas podem ser feitas em cima dessa meta: Maior faturamento? Em número de funcionários? Melhor em que? Produtos relevantes? Baixo índice de reclamações?

Perceba como a falta de clareza dificulta definir o que devemos medir. E isso nos leva a máxima da administração, já usada por Deming, Kaplan e Drucker, dentre outros, que diz que o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado..

É recomendado definir objetivos mais precisos para resolver esse problema. Uma das formas de se trabalhar essas metas é utilizar o conceito de OBJETIVOS SMART. Diferente do que se pode pensar em um primeiro momento, a palavra SMART aqui não se refere a objetivos inteligentes, apesar que ao aplicar o conceito o resultado será exatamente esse!

SMART aqui refere-se ao acrônimo em inglês que define as características desse objetivo: SpecificMeasurable, Achievable, Relevant e Time-bound. Em português essas características são: Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Delimitados em um espaço de tempo.

Ao se pensar em OBJETIVOS SMART é importante que todas essas características sejam atendidas naquele objetivo. Não se deve pensar em um objetivo para cada letra da sigla. Pode-se definir mais de um objetivo, porém todos devem atender a todas as características SMART.

Pensando nesse conceito o objetivo do exemplo acima poderia ser repensado da seguinte forma: “Melhorar o resultado econômico da empresa em 7% no próximo trimestre”. Com esse objetivo atendemos a todos os conceitos do SMART. Ele é específico pois define o que será buscado (melhorar o resultado econômico), é mensurável (o resultado econômico tem uma meta clara – 7% – que pode ser medida pelos custos e receitas), é alcançável (Há como definir ações para buscar esse objetivo), é relevante (é um objetivo de relevância para a empresa, pois lhe confere lucros maiores) e é delimitado em um espaço de tempo (em três meses).

Com os OBJETIVOS SMART definidos fica mais fácil estabelecer quais serão os indicadores a serem acompanhados para cada um deles. É importante que esses objetivos sejam reavaliados periodicamente para que se façam ajustes no processo a fim de garantir que eles sejam atingidos, ou ainda, para que sejam substituídos por novos objetivos, quer porque já tenham sido alcançados, ou porque houve uma mudança de prioridades na empresa tornando-os obsoletos.


Caio Almeida

Diretor Executivo da Cibernet Solutions, engenheiro eletrônico, gerente de projetos, DBA, corintiano e aficionado por cultura pop.

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